domingo, 20 de setembro de 2009


III Congresso Vocacional do Brasil, mas, por quê?



Esta é a pergunta que fazemos neste tempo em que se divulga e se organiza o III Congresso Vocacional do Brasil, a ser realizado de 3 a 7 de setembro de 2010, em Itaici, São Paulo. Ele terá por tema: “Discípulos-missionários a serviço das vocações”, e por lema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”. Este novo evento propõe-se a celebrar a caminhada do serviço de animação vocacional, a aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionariedade, a consolidar a identidade do animador (a) e do serviço de animação vocacional, e a oferecer pistas de ação para o trabalho vocacional.

Pretende-se, ainda, acolher, como horizonte e referência, o Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, e o Documento de Aparecida, com todas as suas indicações. As temáticas desses eventos são pertinentes e decisivas para a questão vocacional. Sem esquecer que recentemente o papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal, já em andamento, tendo por tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, com o objetivo de “fazer perceber sempre mais a importância do serviço e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”.
Mas, verdadeiramente, é necessário mais um congresso? Quais seriam as razões de sua realização? De onde provem esta necessidade? Buscarei responder algumas destas questões na medida em que tive a oportunidade de acompanhar e participar da programação e da realização dos dois eventos precedentes, o primeiro em 1999, e o segundo em 2005, e estou envolvido na preparação deste III Congresso.
Antes de tudo, também nós, da animação e da pastoral vocacional, nos propomos à “grande tarefa de proteger e alimentar a fé do povo de Deus e recordar aos fiéis deste Continente que, em virtude de seu batismo, são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo”. Trata-se de um mandato, uma missão que devemos realizar, o de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação dos batizados para que sejam verdadeiramente discípulos-missionários de Jesus Cristo. Esta tarefa protetora e alimentadora da fé, e de memorial, também é nossa e queremos cada vez mais assumi-la integralmente. A primazia deve ser dada à vocação de cada cristão à santidade. A ordem de Jesus é explícita, objetiva, é ir, e fazer discípulos.

Um comentário:

  1. "A ordem de Jesus é explícita, objetiva, é ir, e fazer discípulos"...E aqui neste blog, que tenho o prazer de conhecer como uma iniciativa de nova ferramenta pastoral, não poderia deixar de se fazer cumprir essa ordem de ir comunicar e socializar a Boa Nova de Cristo a todos, onde quer que estejam...e agora sem limite de tempo e espaço.
    Aliás, ultrapassar esse limites já era algo previsto pelo sociólogo e teórico da comunicação, Mcluhan, que já sinalizava para o que seria uma 'aldeia global' agora tão possibilitada pelo mundo virtualizado.
    Parabéns ao padre Thimoteo pela iniciativa, já correspondendo aos anseios do Papa Bento, que deseja para o próximo Dia Mundial das Comunicações a reflexão do tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”.
    Um abraço, da amiga Vladiana!

    ResponderExcluir